segunda-feira, 6 de março de 2017

PJE - Travamentos - Atualizar constantemente cadeias de certificados

Você já teve um travamento no envio de documentos no Pje? 


Pode ser por vários fatores: Mas dois principais vou abordar aqui. O primeiro é quanto a capacidade de processamento do banco de dados do Governo de Minas, que irei tratar num artigo em separado e segundo abordarei agora.

Outra origem de travamento muito mais oculto e  comum acontece. Trata-se da atualização da hierarquia de certificados feito pela órgão que gere a ICP-Brasil a (assinatura digital) que é a ITI.

Descobri quando tive dificuldade de enviar documentos pelo PJe. Era 52 documentos. Travava, refazia operação. Incorformado ativei no Java depurador de linha a linha do programa para ver onde estava dando errado.

Depurador do Java gerou um relatório apontou na leitura de envio de documentos falhas na conferencia de certificados junto a hierárquica oficial. Como poderia ser? Enviei emails para responsáveis de cada órgão gestor do Pje, informando o que tinha detectado.

O que aconteceu, e que cada órgão dizia que a responsabilidade era do outro órgão. Até que isolei a linha de Código e enviei o erro pontualmente para ITI. 

Inicialmente ficaram em silêncio e dois dias atualizaram os certificados e me informaram que sistema não estava gerando o  erro. Sim, não reconheceram o erro, disseram que era da minha maquina mas alteraram a cadeia de certificados na linha que tinha informado para todo o pais. E me pediram para refazer a operação. Sim desta vez funcionou.

Quanto as atualizações de cadeia de certificados, como é sutil. No site da ITI há a informação que atualização foi feita em 09.02.2015. isto que da para concluir. Só que as instruções são alterações do Java em 17.01.2017 e consta qual orientação a ser adotada. Portanto houve alteração neste período.




Outras alterações em Março de 2017:




Sim portanto toda vez que tenho um travamento inexplicado faço mesmo ritual, vou no site da http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados e atualizo.




ou neste link mais especifico:

http://www.iti.gov.br/icp-brasil/certificados/188-atualizacao 





É comum também a ITI mudar o endereço do repositório dos certificados, mas em geral fica neste link:


Faça o máximo de certificados que puder.

Clique e cada certificado e instale.
Certamente os bloqueios serão menores, e consegui enviar os documentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Pje e o Código Aberto - previsão em lei